Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

AMD preisa de mudar o design para aumentar número de ‘core’

É inegável que a AMD Ấn tượng tudo e todos com os seus processadores Ryzen, baseados nas arquiteturas Zen. Uma aventura que começou em 2017, e Continua a ‘bomar’ em 2021. Foi uma gama de produtos que inovou no campo do desempenho / preço! Mas também foi capaz de chinh phục tình yêu, ao trazer um aumento muito Ý nghĩa no número de núcleos de processamento físicos, e chủ đề.

No entanto, passados ​​todos estes anos, para aumentar os 16 núcleos e 32 chủ đề que o Ryzen 9 5950X atualmente apresenta, parece que a AMD vai ter de met a cabecinha a penar, mudando um pouco a forma como a sua arquitetura foi desenhada e acaba por funcionar. É que a Intel parece estar lentamente a acordar, e por isso, a AMD não pode de Mareira nenhuma tirar o pé do acelerador.

Ora vamos xúc tu perceber.

Sở thích! AMD preisa de mudar o design para aumentar número de ‘core’

Portanto, como já Dissos várias vezes na Leak.pt, a AMD conseguiu passar para a frente da Intel em termos de performance, e também em termos de custos de produção, devido ao facto de montar um processador às peças, enquanto a Intel faz cada um dos seus processadores como um todo.

No entanto, como em Qualquer coisa neste mundo, tudo tem as suas desvantagens. Afinal de contas, as ‘peças’ mais importantes na arquitetura Zen 3, os CCDs ou Compute Complex Qua đời, têm uma limitação física que está a impedir a AMD de aumentar sigativamente o número de núcleos de processamento nos seus processadores focados no merado de lasicional. Pelo menos no imediato.

Assim, muito resumidamente, cada CCD tem uma limitação física no número de núcleos que consegue ter em si, devido à forma como todos os componentes são interligados entre si na arquitetura Zen 3. Ou melhor, o que está a limitar o aumento, é mesmo a comunicação entre componentes, nomeadamente entre o CCD ea memória Cache. Afinal, không có bộ xử lý atuais, một bộ xử lý AMD tận dụng um ‘Ring Bus’ bidirecional, para interligar os 8 núcleos de CPU aos 32MB de cache L3, bem como outros componentes essenciais como một giao diện IFOP.

Ring Bus Bidirecional?

Hãy tưởng tượng um autocarro a andar à volta de um quarteirão, apanhando e opensando pessoas entre um ‘x’ número de edifícios. Các thành phần của Estes edifícios são os, enquanto là paragens de autocarro são như các điểm dừng. Cada componente tem um ‘ring-stop’, para permitir a entrada ou saída de dados. Dito tudo isto, num Ring Bus Bidirecional, temos dois autocarros a andar em duas direções diferentes. O problemma é que o acréscimo destas paragens faz também com que a latência aumente Thoughtravelmente.

Continuando…

Curiosamente, một Intel percebeu muito cedo, em 2010, que não ia conseguir clionar muito mais o número de núcleos dentro dos seus processadores, Operatingizando o tradicional Ring Bus. É por isso que começou a desenvolver um novo design, deminada de “Mesh Topology”! Uma ‘mesh’ que não é mais que um ring bus com mais pontos de conectividade entre componentes, sendo na verdade um ponto intermédio entre o ring-bus e um design đầy đủ giữa các giai thoại (Em que cada componente fala diretamente com outro componente. Algo impraticável nos processadores modernnos.)

Curiosamente, một nhà tiên tri AMD não Mỹ thiết kế Ring Bus, thích hợp hơn là sản xuất một bộ nhớ đệm liên hình nón bao gồm CCD và bộ nhớ đệm. O que claro está, na altura dos Ryzen 2000 e Ryzen 3000, deu origem a alguns problemas de latência.

Em suma, dito tudo isto, para o futuro, para continuear a Correr atrás de um aumento do número de núcleos e thread, AMD tem de mudar a sua estratégia. O que poderá levar a um empilhamento de vários componentes dentro da mesma die.

Ademais, o que pena sobre tudo isto? Achas que một hành lang tiếp tục không có número de núcleos, ou está na altura de penar na e khuyếtência do processador? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.