Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

(Đặc biệt) Conhece as diferenças entre os tipos de ecrã LCD?

Jáentou comprar um monitor para o seu PC e ficou completamente “à nora” com os muitos modelos disponíveis no meanado? Afinal de contas, não é apenas o tamanho e Hz que conta… Temos também de ter atenção ao tipo de painel useizado, porque cada um deles é melhor em algumas coisas e piores noutras.

Dito tudo isto, no mundo do LCD temos 3 tipos de ecrãs:

Vamos bởi các phần?



(Đặc biệt) Kết quả như diferenças nos tipos de ecrã LCD? (TN so với VA so với IPS)

Portanto?

Afinal de contas, é Preiso saber que tecnologia iremos encontrar no nosso monitor, visto que esta conta logo grande parte da história da sua performance e comportamento ao longo do tempo.

TN (Xoắn Nematic)

Esta é a tecnologia mais antiga, sendo baseada no efeito Twisted Nematic, que por sua vez permite controlar as moléculas de cristal liquido através de mudanças natagem. Muito resumidamente, quando atagem é zero, os cristais ficam “desligados” e allowem a paragraphm de luz, quando being voltagem, começam a bloqueá-la.

VA (Căn chỉnh dọc)

Como o nome indica, esta tecnologia usa cristais líquidos alinhados de forma dọc para deixar passar a luz, mais uma vez, a paragraphm de luz é influenciada pela paragraphm detagem. A grande diferença entre o VA eo IPS, é que enquanto nos painéis VA, os cristais estão postos de forma vuông góc, không có IPS estão de forma paralela.

IPS (Chuyển mạch trong mặt phẳng)

Como em Qualquer ecrã LCD, một điện thếm é a chave de tudo. No entanto, ao contrário dos Painéis TN e VA, aqui temos uma orientação Beiante diferente, com os cristais a ficarem montados de forma paralela ao substrato de vidro. Assim, em vez de torcer os cristais, estes “rodam” para permitir a paragraphm de luz. Algo que bởi sua vez permite mais Beneícios para a Qualidade de imagem, sendo esta a grande razão pela Qual os consizadores thích đau đớn IPS.

Brilho, contraste e ângulos de visualização

Một maior diferença passa mesmo pelos ângulos de visualização. Neste campo, os ecrãs TN são os piores, com grandes mudanças na cor e contraste. Assim, se por acaso optar por um ecrã LCD TN, tenha a certeza que vai ficar semper bem à frente do monitor.

No caso das tecnologias VA e IPS, a coisa é inegavelmente superior, com o IPS a ficar na primeira posição.

Já no campo do brilho, depende muito da tecnologia usada para o backlight (todos os ecrãs LCD e LED Preisam de ter uma fonte de luz). Không có entanto, em termos de contraste, tồn tạiem algumas diferenças nas tecnologias.

Neste campo, quem reina é o VA, com o IPS na segunda posição eo TN logo a seguir, muito perto do IPS. (TN / IPS: 1000:1 ou menos, VA: 2000:1 ou mais)

Cor

Os Painéis TN são semper piores na reprodução de core, com o VA a ficar no meio eo IPS a ficar no trono. Afinal, enquanto os modelos mais baratos baseados na tecnologia TN anda pelos 6~8 bit de cor, a tecnologia VA anda nos 8-bit e por fim, temos o IPS nos 10-bit.

Atualização de khung (Hz)

Neste campo, quem reina é o TN. Ou seja, apesar de ficar atrás em todos os outros campos, é também o único painel capaz de chegar aos 240Hz ou 360Hz.

As Fabricantes estão a trabalhar arduamente para levar o IPS a estes níveis, mas é inegável que o TN oferece um outro nível de fluidez em jogos.

Tempos de Resposta

Mais uma vez, o painel TN reina numa característica muito valorizada pelo mundo dos jogos com tempos de resposta à volta do 1ms. Logo một seguir temos o IPS, que depois de muita evolução já anda nos 4ms. Os ecrãs VA são os mais lentos, andando entre os 5ms e os 6ms.

Conclusão

Os Painéis TN são os mais rápidos, no entanto, comprometem mais na Qualidade de imagem. São quase semper một game thủ escolha dos! Entretanto, o IPS oferece a melhor Qualidade de imagem e ângulos de visualização, conseguindo bons valores em tudo o resto. É quase semper a escolha dos profissionais.

Por fim, os Painéis VA são os mais lentos, mas têm o melhor contraste e Pretos mais profundos. A performance de cor não está ao nível do IPS, mas são muito vượt trội aos giám sát TN. São também uma boa escolha para o gaming, devido à maior secureidade de chegar a boas taxas de atualização de frames, apesar da resposta mais lenta.

Em suma, não tồn tại uma tecnologia “melhor”, tồn tại uma tecnologia “mais indicada para si”.


Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.