Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

(Đặc biệt) Os CPU của AMD e Intel estão a chegar ao limite? E agora?

Sabe como são feitos os processadores que dão vida ao seu PC desktop ou portátil? É que a produção useiza uma matéria-prima que provavelmente não liên kết a nada disto: a areia! Ao fim ao cabo, é a partir daformationação desta que obtemos o silício, que posteriormente é purificado eformationado num bloco.

No entanto, apesar de todas as potencialidades deste material, os processadores baseados em silício estão a chegar ao seu limite! O que levanta a questão… Como é que a Intel e AMD irão liên tục một sua du kích? Como é que irão melhorar một màn trình diễn e e consénsencia dos seus produtos no futuro?

Os CPUs da AMD e Intel estão a chegar ao limite? E agora?

Portanto, antes de mais nada, é Preiso saber o que é a Lei de Moore! Algo que tem sido quase como um mapa para a indústria. Afinal, até 1965, ninguém tinha ideia como o phần cứng iria evoluir. Isto até Gordon E. Moore fazer a sua profecia, dizendo que o número de transístores num chip teria de aumentar 100%, pelo mesmo custo, de 18 em 18 meses. Uma profecia que quickamente se tornou lei.

No entanto, nem esta lei tem uma garantia importantícia… É que a Lei de Moore está a morrer aos poucos! Os designer de CPUs já não são capazes de manter este ritmo de evolução, como podemos ver pelo neare caso da Intel, que está presa nos 14nm há vários anos, com imensa dificuldade no salto para os 10nm e posteriores 7nm. Sabe porquê? Porque os custos na miniaturização estão cada vez mais altos, implicando também maiores ciclos de desenvolvimento. Além disto, os novos its de produção também apresentam mais falhas, que por sua vez resultam em ra mais baixos.

Devido a todas estas dificuldades, tồn tại algumas soluções em desenvolvimento!

Chiplets

Primeiramente, temos a estratégia da AMD! Ao contrário da Intel, que ainda tenta criar uma casa a partir de um único bloco gigante de cimento (chip grandes = mais defeitos = maior custo de produção).

A AMD thích produzir um chip tipo ‘lego’, các thành phần onde se montam vários, em vez de criar tudo a partir de um único bloco. Desta Marar, não só é sở hữu bộ phận retirar thành phần com defito sem perder toda a unidade, como também é possível retirar o controlador Tôi / O da chết chính, tornando o CPU muito mais pequeno e barato de produzir. (O controlador I / O conta com như giao diện DRAM, PCIe e PHY).

Caso não saiba, esta é a atual estratégia da AMD, que desta forma mete núcleos Zen 2 produzidos a 7nm, no mesmo pacote onde também podemos encontrar um controlador I / O de 14nm.

Chip ‘Node-Agnostic’

Além dos Chiplets, uma das soluções em cima da mesa é basicamente esquecer os its mais neares e mais poderosos, para levar os design para processos mais antigos mas mais maduros. Sendo basicamente aquilo que a Intel está a fazer. Por isso é que apesar dos 10nm já estarem mais ou menos prontos para produção, một gigante tiếp tục một tông đồ nos 14nm para os seus processadores desktop e de servidores.

É que apesar dos 10nm serem mais eficiencyes, ainda não estão maduros o suficiencye para chegar às inheritências que a Intel quer. Por isso, một nhà sản xuất vải nỉ ‘backport’ một thiết kế arquiteturais pertencentes aos 10nm, para os produzir a 14nm. Desta forma, talvez seja possível concorrer com tudo aquilo que a AMD tem apresentado no merado. Ou talvez não… Vamos ter de esperar para ver.

Aumentar os núcleos de processamento (CPU)

Uma das grandes soluções é o aumento do número de núcleos, sendo esta a grande Apoa da AMD nos últimos anos, mais notavelmente desde o lançamento dos primeiros Ryzen. Afinal de contas, AMD foi a responsive pela morte do ‘Quad-Core’. Algo que basicamente arruinou todo o planeamento da Intel.



Não é bởi acaso que a AMD já conta com processadores com 16 núcleos e 32 chủ đề không có thương mại để tiêu thụ. Một nhà sản xuất sabe yêu cầu một người phản hồi âm mưu não bộ Intel ainda nesta vertente. E na verdade, não ficaria Descarto de ver processadores para o merado de tailo tradicional com ainda mais núcleos em 2021, com a gama Ryzen 4000, baseada na arquitetura Zen 3.

Parece ser uma estratégia vreadyora, visto que a Intel teentou meter mais 2 núcleos na atual arquitetura, e viu-se imediatamente num mundo problemas quanto ao TDP da nova gama.

Empilhamento

A solução pode passar pelo 3D. Ou seja, em vez de produzir chip 2D phẳng. É Possível que o futuro nos traga empilhamento de componentes dentro do mesmo pacote. Ao juntar no mesmo pacotes die de 10nm, 22nm, etc… Com pontes capazes de comunicar a alta velocidade devido à proximidade de todos os componentes no mesmo chip.

É Obível que esta tecnologia seja o futuro de vários componentes, como a memória DRAM e HBM.

Conclusão

Apesar do Silício đánh giá cao một chiếc váy chegar ao seu limite, é muito provável que não vá desaparecer num futuro muito próximo. O limite não é igual a potencial máximo!

Assim, vamos começar a ver design mais avançados e mais e thiếues de chip, com núcleos especializados (CPU / GPU, Neuromorphic, v.v.)

Vamos também ver melhorias na produção, com một vật liệu giới thiệu de novos. (NanoSheets, Interconnecting, Dielectrics, Metal Gate). Um excelente ví dụ bản phân phối é o Intel Foveros. (Tương lai kết nối của Intel: Kết hợp Chiplets, EMIB và Foveros)


Os CPUs da AMD e Intel estão a chegar ao limite? E agora? – Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.