Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

(Đặc biệt) Os SSD já chegam aos 5GB / s, RAM ainda é mais rápida?

Temos tido uma evolução tremenda no mundo dos SSD, afinal de contas, as gamas mais baixas destas drive estão agora Extremamente baratas, oferecendo velocidades à volta dos 540 MB/NS.

Isto enquanto as gamas mais altas já oferecem 5000 MB/NS! Uma velocidade que deverá ser batida num futuro muito próximo, com algumas Fabricante a prometer SSDs PCIe 4.0 capazes de chegar aos 6500 MB/NS.



Dito isto, Qual é a diferença de velocidade entre um SSD e um módulo de memória RAM !?

Se os SSDs evoluíram tanto num curto espaço de tempo, então a velocidade de RAM está quase a ser apanhada não? Ao fim ao cabo, já andamos no mundo da RAM DDR4 há vários anos! LỖI!

Para ter noção da diferença, một bộ nhớ RAM DDR4 mais comum no meanado é a DDR4-3200MHz, que lê e escreve a uma velocidade estonteante de 25.600 MB/ s ligada em single-channel, Dupando esta velocidade para uns ainda mais Ấn tượng 51.200 MB/ s em kênh đôi.

No entanto, apesar desta diferença de performance, missão da memória RAM nem sequer é ler e escrever a velocidades super rápidas!

Afinal de contas, no mundo da memória RAM, o termo ‘velocidade’ tem apenas dois ý nghĩa:

    Largura de Banda -> Hiệu suất de leitura ou escrita de uma só vez.
    Latência -> O tempo needária para aceder à Informação.

Em termos deosystemura de banda, temos o exelo em cima, em andamos đơn kênh à volta dos 25 ~ 30 GB/NS. Já em termos de latência, một RAM DDR4 consegue aceder à Informação cần thiết phải có cerca de 75 ~ 200 nano-segundos (0.075 ~0.2 segundos vi mô). Entretanto, um SSD NVMe demora entre 50 e 100 micro-segundos. (50.000 ~ 500.000 nano-segundos).

Para ter mais um exelo de comparação, os SSD SATA que têm velocidades de apenas 500 MB/ s, são 5 một 10x mais lentos nestas métricas em relação một SSD NVMe um.

Comparar um SSD a memória RAM é basicamente como comparar o Cristiano Ronaldo, ao Zé da esquina que sabe dar 5 toques seguidos numa bola de futebol, không có que à velocidade diz respeito.


Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.