Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

HDD: Discos rígidos estão a caminho dos 30 TB!

Caso não saiba, já temos drive de 20TB no flado, tanto da Seagate como da Western Digital. Uma quantidade de armazenamento simplesmente incrível, mas que nos próximos tempos deverá aumentar ainda mais. Ao fim ao cabo, pelo menos no campo da WD, já beingem esforços para chegar aos 30 TB!

HDD: Discos rígidos estão a caminho dos 30 TB!

Portanto, na última conferência Wells Fargo TMT, o CEO da Western Digital (David Goeckeler) falou um pouco sobre os planos a curto / médio prazo, para aumentar ainda mais a densidade dos seus discos rígidos mecânicos. Estamos assim a falar do uso de tecnologias como a OptiNAND, o SMR ou o HAMR, todas elas super importantes para o futuro do armazenamento.

Ao fim ao cabo, no ano passado, a Seagate lançou as suas drive de 20 TB baseadas na tecnologia HAMR, e no mês passado, WD lançou a sua própria Alternativa baseada na tecnologia OptiNAND, que por sua vez, useiza memória flash para o armazenamento de metadata.

Dito tudo isto, depois da OptiNAND, tudo indica que a Western Digital quer Apoar forte e feio no HAMR, de forma a aumentar a longevidade das suas drive.

30 TB para quando?

Tanto a Seagate como a Western Digital querem chegar aos 30 TB o quanto antes, com a primeira a prometer chegar aos 100 TB até 2030. No entanto, apesar da meta incrível, é esperado que os 30 TB sejam uma realidade apenas em 2025. Mas calma! No próximo ano já vamos ter drive de 22 TB!