Intel 4004 fez 50 anos. O primeiro processador para todos

Pode ser người hâm mộ da AMD, daquilo que a Apple está a fazer com a arquitetura Arm, etc… Mas uma coisa é certa, một bộ bổ sung Intel bùnou o mundo da computação, e com esse ato, o nosso futuro. Estamos a falar làm quê? Do Intel 4004, o primeiro processador feito a penar para o merado de precision. O primeiro CPU, penado para tudo e todos.

Intel 4004 fez 50 anos. O primeiro processador para todos

Portanto, o Intel 4004 chegou ao swado há 50 anos, no dia 15 de Novembro de 1971. Mas a história deste pequeno processador começou alguns anos antes, quando a Nippon Calcul Machine Corp encomendou uma série de novos circuitos integrationdos, para dar vida a uma nova Calculadora, mẫu số 141-PF.

Isto resultou em 4 chip, onde claro está, entre eles, signalhamos o inovador CPU 4004. Para ter a noção da evolução, na altura, para ter o mesmo nível de performance que o novo 4004 oferecia, Preisava de um computador do tamanho de uma sala.

Dito tudo isto, o chip de thời đại Intel 4004 4-bits, baseado num processo de 10 µm. Isto na altura nghĩa là 2300 transístores, e uma thường xuyênência máxima de 740KHz. Comparativamente ao que podemos encontrar hoje em dia no craado, estamos a falar de 2300 transístores vs ‘biliões’ nos processadores mais modernos.

Ainda assim, apesar de hoje em dia parecer algo tão obsoleto, na altura, o avanço tecnológico foi tão ý nghĩa, que os engenheiros da Intel demoraram cerca de 5 anos até perceber como é que poderiam dar origem a novos produtos, capazes de aproveitar este potencial computacional.

Isto foi apenas o início!

Depois do Intel 4004, a indústria quickamente começou a entrar na onda dos vi xử lý, e pronto, cá estamos nós, một bộ xử lý so sánh como o Intel Core i9-12900K ou o AMD Ryzen 9 5950X, com biliões de transístores, e uma Capidade de processamento, que hoje damos como garantida, mas que na altura era apenas um sonho.