Máy làm mát Alguns dos mais phổ biến têm de dizer adeus à Intel

Se por acaso está a penar fazer nâng cấp para a nova plataforma Intel Alder Lake (Core 12000), não bộ vi mạch chủ. Ao fim ao cabo, mesmo que opte por uma versão Bo mạch chủ DDR4 das novas LGA1700, é provável que também tenha de acabar por ter de trocar um outro componente, o cool do CPU.

Afinal de contas, segundo o que tem vindo a público, nem os kits de Intebilidade oferecidos pela grande maioria das marcas, estão a ‘safar’ a 100% a situação.

Máy làm mát Alguns dos mais phổ biến têm de dizer adeus à Intel

Portanto, segundo o Guru3D, e aparentemente, é um fenómeno que afeta mais as motherboards da ASUS, temos vários coolers com kits oferecidos pelas marcas, a serem parcialmente, ou completamente impatíveis com a mais neare plataforma da Intel.

Isto inclui muita da oferta da Noctua, onde temos de incluir o NH-D15, NH-U12S, e NH-U12A. Bộ làm mát que já estão no site da Fabricante como completamentecompatíveis com như bo mạch chủ ASUS Z690 e B660. Porquê? Aparentemente, partes destes bộ làm mát batem nas VRMs, ou seja, é fisicamente impossível montar o componente na bo mạch chủ.

Num modelo específico da ASUS, Z690G Gaming WiFi, o bộ phận bổ sung mát hơn cho các khe cắm PCIe x16. Ou seja, impossibilita o uso do slot PCIe 5.0 da ban de nova geração.

Infelizmente, os problemas não bộ làm mát da Noctua, e também aparecem em mais bo mạch chủ fora do ecossistema ASUS. Ao fim ao cabo, muitos são os casos em que a superfície de coldração do cool não consegue espalhar de forma effecte a pasta térmica em cima do processador. O que por sua vez, acaba por oferecer um desempenho muito abaixo do esperado.

Em suma, é boa ideia comprar um cool novo, se por ventura está a penar montar uma máquina baseada num processador Intel Core 12000.

Ademais, o que pena sobre tudo isto? Estava a penar aproveitar o seu cool? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.