Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!

Não é segredo para ninguém que a China está a tua ser um país 100% độc lập a nível tecnológico, por isso, Surveyu 29 mil milhões de dólares para levar a sua produção de micro-processadores một um nível bổ sung! Bí danh, caso não saiba, o país tem planeado substituir toda a tecnologia estrangeira em uso nas suas Instituições e Infra-estruturas públicas, bởi soluções ‘Made in China’ até 2022.

Se não está a perceber o que queremos dizer, com esta Apoa, estamos a falar da remoção de tudo o que é Intel, AMD, NVIDIA, Samsung, Microsoft, v.v. Por isso, cửa hàng chế biến é Preiso criar, chip de RAM, bánh tráng thơm ngon, món bánh ngọt entre muitas outras coisas. Assim, apesar de ainda faltar algum tempo até 2022, parece que já temos um processador Chinês capaz de khiêu khích algum suor à Intel e AMD, o Zhaoxin x86!



Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!

Portanto, o Zhaoxin KaiXian KX-U6780A não é algo que possa simplesmente comprar fora do território Chinês. Ainda assim, é um produto que nos mostra o potencial dos produtos ‘made in China’, apesar de ainda não ser algo capaz de challengeizar com as grandes da indústria.

O que vamos aqui focar não é một màn trình diễn tùy ý… Mas sim o grau de evolução desta indústria Chinesa. Especialmente quando temos em conta, que é um CPU produzido bởi uma empresa que muito provavelmente nunca ouviu falar.

Pois bem, estamos a falar de um CPU de 8 núcleos, baseado na arquitetura LuJiaZui que nem sequer é a oferta mais rápida da Zhaoxin. Para ter noção de como é que esta empresa Chinesa chegou até aqui, estamos a falar de 9000 meses de trabalho da equipa de engenharia, graças a uma simulação que meteu 4000 núcleos contra vários tipos de phần mềm, um trabalho que Preisou de 200 TB de cha.

Curiosamente, no passado, a Zhaoxin já afirmou que a performance deste processador é bitante tương tự ao Intel Core i5-7400 (Kaby Lake), originalmente lançado em 2017. Algo posteriormente (mais ou menos) confirmado por um benchmark, apesar do IPC parecer um pouco mais baixo

Entretanto, o KaiXian KX-U6780A voltou a aparecer na Internet, na base de dados do Geekbench, com pontuação single-core de 363 pontos, e pontuação multi-core de 2091 (o i5-7400 consegue 884 e 2793, respectivamente).

Ou seja, xu hướng como base o processo de 16nm FinFET da TSMC, este CPU já consegue chegar aos 2.7 GHz, com um TDP de 70W. O que até é comparável ao TDP de 65W do i5-7400. No entanto, não conta com cache L3, sendo também ligeiramente menos eficiencye.

Em suma, o processador Chinês ainda não chega aos calcanhares daquilo que a Intel lançou em 2017! No entanto… Mostra que a China está a evoluir a um ritmo alucinante! Ora veja a comparação do trang Tom’s Hardware, que conseguiu meter as mãos num examplelar.

Antes de mais nada, temos de dizer que este processador ainda não conta com nenhuma das tecnologias ‘fixes’ da Intel e AMD, na forma de SMT / Hyper-Threading ou Capacityidades de ‘Boost’. Ou seja, temos 8 núcleos, 8 chủ đề, e 2.7 GHz… Nada disto muda.

Além disto, temos 16 làn PCIe 3.0 e ainda suporte a um máximo de 64GB de memória RAM DDR4-2666. Temos ainda um GPU com hỗ trợ DirectX 11, OpenCL 1.1, vv… Mas que apresenta uma performance em jogo muito abaixo daquilo que a Intel oferece com o iGPU Intel HD 630 presente no i5-7400. (20FPS so với 120FPS không có Dota 2)

Existem outros testes no Artigo da Tom’s Hardware que pode ler aqui. Mas para finalizar tudo isto, a Zhaoxin ainda não está numa posição suficiencyemente forte para partnerizar com a AMD ou a Intel. Ainda assim, temos de salientar o rápido processo da empresa Chinesa, que até já está a planear saltar para os 7nm ou 5nm em 2021, ao mesmo tempo que também irá Apoar no PCIe 4.0 e RAM DDR5.


Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.