Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

(Đặc biệt) Điện thoại thông minh com 48MP, 64MP hay 108MP? Para que?

O mundo dos smartphones está louco com o aumento de megapíxeis nas câmeras traseiras, especialmente com os near lançamentos dos Galaxy S20 e Huawei P40. Không có entanto, o iPhone 11 Pro e Google Pixel 4 liên tục một fazer furor com cảm giác 12MP! Porquê?

É que em boa verdade, ninguém Preisa de 48MP, 64MP ou 108MP… Aliás, na realidade, nenhum destes sensores irá oferecer esta Resolutionução, é simplesmente impossível. Então… Porque razão temos tanto telemóvel com cảm thấy acima dos 40MP? Porque razão temos o Mi Note 10 da Xiaomi e Galaxy S20 Ultra com 108MP?

A resposta é simples… Một maioria dos obsidores làm thương mại smartphones não percebe grande coisa de fotografia! Por isso, penam imediatamente que mais é melhor.

Tồn tại uma razão para durante vários anos, Google, Samsung, Apple e outras Fabricantes terem insistido em sensores de 12MP. Vamos xúc tu perceber.

Para quê muitos megapíxeis, se na realidade, ainda não fugimos aos 12MP? Ora leia!

Portanto, beinge uma razão técnica para explicar o porquê de do nada termos tantos sensores de imagem com altas contagens de MPs.

É que caso não saiba, os sensores de imagens não conseguem nhân dạng lõi, apenas o conseguem fazer através de filtros. Curiosamente, o filtro de cor mais phổ biến do mundo da fotografia foi criado bởi Bryce Bayer nos seus tempos na Kodak, quando começaram a aparecer as primeiras câmeras digitais.

Assim, de seu nome Bayer filter, estamos a falar de um mosaico que Organia filtros de cor RGB numa matriz quadrada de foto-sensores. Funcionando um pouco como a imagem em baixo:

Um ví dụ, hệ điều hành so sánh vamos cảm nhận Sony IMX586 (48MP) e IMX363 (Pixel 3 e 4 12MP).

O tamanho de um bloco de pixel 2×2 không có IMX586 – todos da mesma cor – é apenas um pouco maior que um único pixel không có IMX363. Basicamente, apenas se cortam os pixeis em grupos 4.

Na verdade, estamos a falar de uma técnica inteligente em que as marcas apenas agarram no maior número de pixeis para formar sensores de 12MP com píxeis Individualuais um pouco maiores, para permitir uma maior entrada de luz. Ou seja, cảm biến este de 48MP… Não é realmente um sensor de 48MP! É complexado eu sei, mas vamos avançar.

Mas é Possível tirar fotos com os 48MP? Sim, mas isto é um problemma.

Desta forma, em vez de fazer apenas uma matriz de 12MP, o smartphone vai ter de primeiramente fazer a matriz, para depois a ‘partir’. Hỡi các vấn đề về ma é que estes pixeis são pequenos, mesmo muito pequenos. Por isso, os filtros que tipicamente já baixam a Resolutionução da imagem em 20%, vão ter ainda mais Impacto lồng vào các cảm giác com maiores Resolutionuções.

Além disto, para dar vida a um sensor deste tamanho, é Preiso ter lentes de Qualidade, que Preisam de espaço! Điện thoại thông minh Algo que não dồi dào. É por estas e outras razões, que estes telemóveis não oferecerem 48MP reais, ainda assim, oferecem mais Resolutionução que os antigos sensores de 12MP.

Nhạy cảm với mai? Porreiro! Bưu phẩm điện thoại thông minh? Không!

Um dos problemas do aumento do tamanho dos sensores, é o facto de ter de tornar os smartphones maiores e maisrossos. E como deve saber, os smartphones totalos não sẽ cung cấp cho bạn. Aliás, já tivemos alguns tinh hoàn de smartphones com lentes e sensores de grandesmensões, ao mesmo tempo que aumentavam arossura do aparelho… Autênticos fail de evalado.

É bởi isso que todos os smartphones de gama alta têm um módulo traseiro maisrosso que o resto do telemóvel. O que curiosamente até parece passar mais ou menos bem no gonear, mas que os usedizadores não adoram.


Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.