Tin tức và phân tích của tất cả các thiết bị di động

(Đặc biệt) SSD ou HDD vai falhar? Descubra como e porquê!

Se há algo que challengea os Operatingizadores, no mundo da computação, é o facto de as drive de armazenamento não durarem para semper. Pior que isso, é mesmo a ridibilidade de muitas vezes, estas deixarem de funcionar sem grandes avisos, especialmente se os seus Equipamentos têm como base armazenamento SSD em vez de drive mecânicas (HDD).

No entanto, o que muito boa gente não sabe, é que os discos rígidos (e também os mais neares SSD) incluem um sistema chamado THÔNG MINH (Công nghệ phân tích và báo cáo tự giám sát) que phục vụ para lều antever quando é que uma unidade poderá falhar. Desta forma, é possível dar ao useizador a Possibilidade de fazer backup e substituir a drive antes do desastre.

Contudo, apesar da tồn tại sistema, o Windows 10 não conta com nenhuma ferramenta capaz de traduzir estes dados SMART de forma legível. O que claro está, obriga os Operatingizadores a ir à Linha de Comandos, PowerShell e ou Monitor de Desempenho.

(Đặc biệt) Saiba se um dos seus discos (SSD ou HDD) está prestes a falhar

Como Pracizar a linha de comandos para ter acesso à Informação do SMART

Muito resumidamente, beingem duas formas de Verificar a Informação do sistema SMART para ficar a saber se uma defminada drive está com problemas.

    Aceda ao menu ‘Iniciar’. Escreva ‘Linha de comandos’, clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como Administrationrador’. Escreva o comando “wmic diskdrive get status” e prima a tecla Nhập:

Muito resumidamente, o comando acima mostra uma linha com ‘OK’ para cada drive instalada no seu sistema. (Só tenho um SSD neste portátil). Dito isto, o “OK” ý nghĩa… Ok. No entanto, se aparecer “xấu”, “không rõ” ou “cẩn thận”, bạn có vấn đề gì không?

Xác định sẽ o sistema trước alguma falha de uma drive

Para ver se o SMART está a prever uma falha numa das suas drive siga os passos seguintes:

    Aceda ao menu ‘Iniciar’. Escreva ‘Linha de comandos’, clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como Administrationrador’. Escreva o comando “wmic / namespace: \ root wmi path MSStorageDriver_FailureP Dự đoánStatus” e prima a tecla Nhập:

Aqui é Preiso ter em atenção o que está imediatamento abaixo de Dự đoánFailure! Assim, se por ventura aparecer “FALSE”, é porque está tudo bem. No entanto, se aparecer “TRUE” ou “P Dự đoánFailure”, có ý nghĩa gì o SMART está a prever alguma falha num futuro próximo.

Entretanto, một coluna ‘Lý do’ também pode mostrar valores maiores que 0. Assim, neste caso, deve aceder ao site do vảiante para ver sẽ tồn tạie alguma Informação acerca desse código de erro. Isto porque a Correência entre o código e um erro específico depende, quase semper, do Fabricante.

Como chẩn đoán uma drive através do ‘Monitor de desempenho’

Assim, se acha a Linha de Comandos demasiado complexada, podemos também aproveitar o Monitor de Desempenho do Windows 10.

    Aceda ao menu ‘Iniciar’, escreva ‘Monitor de desempenho’ e clique no primeiro resultado para abrir o programma. Clique em cima de ‘Conjunto de Reclectores de dados’. Clique em ‘Sistema’. Carregue com o botão direito do rato em cima de ‘Hệ thống số hóa’ e escolha a opção ‘Iniciar’ a partir do menu. Depois do Diagnóstico acabar, clique em cima de ‘Relatórios’ e depois clique em ‘System chẩn đoán’. Por baixo de ‘Avisos’ clique em ‘Verificações de discos’.

Por fim, confirme que a linha ‘Verificação de Falhas de Previsão SMART’ tem o valor 0 na coluna ‘Falhou’ e que aparece a indicação ‘Passou’ na coluna ‘Descrição’. Se tudo estiver assim, é porque não tồn tại vấn đề như một báo cáo.

Entretanto, se no meio de todo o guia, perceber que tem um disco muito perto de se juntar ao seu criador, crypta uma cópia de segurança e substitua-o o mais depressa possível.

Ademais, o que pena sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua Região nos comentários em baixo.